O arroz é um dos carboidratos mais consumidos no mundo, considerado um rápido fornecedor de energia, podendo ser consumido de várias maneiras: cocção tradicional, sopa, bolinhos, doces, dentre outros. Em nosso país, encontramos os tipos: arroz branco, arroz integral, arroz parboilizado, arroz negro, arroz vermelho, arroz cateto e arroz arbóreo.
Falaremos em especial sobre a versão integral, composta por vários nutrientes benéficos a saúde; como as fibras solúveis e insolúveis, que auxiliam no trânsito intestinal, retardam a absorção de tais carboidratos pelo organismo e aumentam a sensação de saciedade. A presença de vitaminas do complexo B, contribuem para a melhora metabólica, muscular e diminuem os riscos do aumento do “colesterol ruim” (LDL). Além disso, o arroz integral possui um índice glicêmico menor, quando comparado ao arroz branco, sendo ideal para o controle de picos de insulina e estabilização dos níveis de açúcar no sangue, consumo preferível à diabéticos.
Bolinho de Arroz Integral Light
Ingredientes:
- 2 e ½ xícara de arroz Irano integral cozido;
- 1 cebola grande ralada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 1 cenoura média ralada;
- ½ xícara de cheiro verde picado;
- 2 claras de ovo de galinha;
- 1 xícara de farinha de aveia;
- sal e pimenta a gosto;
- 1 colher (chá) fermento em pó.
Modo de preparo:
- Misture bem todos os ingredientes e molde as bolinhas. Leve ao forno pré-aquecido (180º C), em uma assadeira antiaderente por 25-30 minutos; ou até dourar.
Essa publicação é uma contribuição da Nutricionista Jéssica Mayara Nunes (CRN-3 57515/P), graduada em Nutrição pela Uniara e pós-graduanda em Nutrição para desportistas.